Quanto tempo dura um cartucho de tinta?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Quanto tempo dura um cartucho de tinta?
3 (60%) 4 vote[s]

A duração de um cartucho de tinta depende de vários fatores como modelo da impressora, da frequência de impressão, tipo de utilização (doméstica ou trabalho) e qualidade da tinta.

O tempo que dura um cartucho de tinta está relacionado ao seu rendimento, o qual é influenciado por diversos fatores como a cobertura de página, tipo de papel, frequência e qualidade de impressão.

De acordo com padrões de referência definido pela Organização Internacional de Normatização (ISO), na média as impressoras a jato de tinta têm um rendimento de 17 a 25 páginas com 5 % de cobertura para cada mililitro de tinta.

Com isso, um cartucho de 18 ml de tinta pode imprimir de 306 a 450 páginas com cobertura de 5%.

Também, deve-se observar os fatores que influenciam nesse rendimento e, consequentemente, na duração desse cartucho, como o tipo de imagem impressa, configuração de impressão, a temperatura e umidade.

O rendimento e a duração também são influenciados pela baixa frequência de impressão ou pelo uso preponderante de somente uma cor de tinta.

Todas as cores devem ser usadas para garantir qualidade na impressão e para manutenção das impressoras ou multifuncionais em boas condições.

A validade também influencia na duração de um cartucho de tintas. Muitas pessoas acreditam que os cartuchos não têm limite de validade, mas isso não é verdade.

Em média os cartuchos de tinta fechados, quando bem acondicionados, podem durar entre 1 ano e meio e dois anos ou mais.

Após a aberto, a validade média é de 6 meses para evitar o ressecamento da tinta e a corrosão do cartucho.

Cada modelo de impressora vai definir um período de validade de seu cartucho de tinta, respeitar essa validade garante maior durabilidade desse cartucho e rendimento da impressão.

Assim que a impressora apresentar a mensagem para “substituição de cartucho”, faça a recarga desse cartucho para garantir ao máximo a duração e qualidade da impressão, evitando borrões ou falhas nas páginas impressas.

Hoje, possuímos as tintas de melhor qualidade em promoção, aproveite que dura apenas este mês.

tintas-para-cartucho-baner

Portanto, é difícil definir um período de duração de um cartucho de tintas. Essa duração vai variar conforme o uso, a qualidade das recargas e da tinta e condições ambientes que favoreçam uma impressão de qualidade.

Por exemplo, se a impressora está localizada em um local muito quente, fatalmente essa temperatura excessiva vai influenciar no rendimento e durabilidade do cartucho de tinta.

Se a quantidade de impressão for muito baixa, a tinta pode secar e a duração do cartucho diminui.

Então busque sempre utilizar o cartucho, depois de aberto, por até 6 meses, e posteriormente realizar a troca.

Veja também como aproveitar ao máximo o seu cartucho.

Dúvidas, deixe nos comentários!

[]
1 Step 1
Inscreva-se na nossa Newsletter para receber dicas exclusivas diretamente no seu email!
Nomeyour full name
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Conteúdos Relacionados

1 comentário em “Quanto tempo dura um cartucho de tinta?”

  1. Cartucho EPSON 296, no local da data de fabricação e validade, vem em branco. Já comprei em diferentes lojas, mas nunca vem com essas informações.

Deixe um comentário